...
Meu Cérebro
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Entrar
Assinar
Assinar

Certo ou errado? Tudo é uma questão de ponto de vista…

Leonardo Faria por Leonardo Faria
30/04/2024
em Todos os artigos
A A
12

Recentemente, tem circulado na internet uma postagem bem interessante e que faz a gente pensar sobre os conceitos de certo e errado. A verdade é que essa questão de acertar e errar é puramente conceitual, e essa percepção tem mudado a forma como lidamos no dia a dia com tarefas, decisões e normas. A escola que não distingue essa mudança de parâmetros não é mais capaz de formar um aluno preparado para a sociedade atual, extremamente vigilante e pautada na busca pela igualdade de expressão.
Mas isso não é só uma questão restrita ao ambiente escolar. Em casa, entre amigos ou mesmo em um relacionamento afetivo, a noção de que existem opiniões diferentes da nossa e, mais que isso, que estas podem estar corretas dependendo do referencial e contexto adotado, é de extrema importância.
A regra sempre foi: “respeite a opinião do outro!” Mas, você já parou para refletir o por que disso?
Sim, a resposta está no cérebro. Como não poderia ser diferente. Opinião é algo que vem dele. A noção do eu também. A capacidade de observamos uma determinada ação, julgá-la e responder adequadamente a ela também são fenômenos sociais essenciais relacionados à circuitaria cerebral. Todos esses processos são influenciados pelas memórias armazenadas ao longo da vida, e temperados pelas emoções que, individualmente, exercem pressão sobre nossas ações. Por questões genéticas ou de vivência, algumas emoções são mais exacerbadas em algumas pessoas do que em outras.
Tudo realmente fica muito complicado quando a gente vai à fundo na fisiologia de uma ação aparentemente simples, como observar um objeto. O que uma pessoa vê difere em muitos aspectos de outra pessoa. A tonalidade de cores, o sombreamento, a posição de quem observa, memórias antigas relacionadas à esse objeto… tudo acaba se resumindo a apenas um substantivo. Quem ganha com isso? A comunicação veloz. Às vezes, em detrimento de uma comunicação mais eficiente.
É preciso cada vez mais perceber o que a outra pessoa interpreta da informação apresentada. E menos do que a gente quer que o outro entenda do que está sendo dito, apresentado, escutado, visto ou vivenciado por nós.
Quer ver um exemplo disso?
Observe a imagem:
No fundo no fundo, as verdades são conceituais, relativas e a gente precisa aprender a conviver com isso. O primeiro passo talvez seja se interessar mais pelas pessoas.

Mais Artigos e Vídeos

Livros para colorir: os benefícios para o cérebro estressado
Todos os artigos

Livros para colorir: os benefícios para o cérebro estressado

11/02/2025
Do veneno à fogueira: a curiosa história da saúde mental
Todos os artigos

Do veneno à fogueira: a curiosa história da saúde mental

30/04/2024
Sono e lavagem cerebral: a incrível descoberta de que o cérebro remove toxinas enquanto dormimos
Todos os artigos

Sono e lavagem cerebral: a incrível descoberta de que o cérebro remove toxinas enquanto dormimos

04/05/2024
Como confiar no que os consumidores dizem sobre sua marca?
Todos os artigos

Como confiar no que os consumidores dizem sobre sua marca?

30/04/2024
Experiência de quase morte e a relação cérebro mente
Todos os artigos

Experiência de quase morte e a relação cérebro mente

30/04/2024
É o fim da era de acordar cedo para ir à escola?
Todos os artigos

É o fim da era de acordar cedo para ir à escola?

30/04/2024

Comentários 12

  1. Sebastião Alves Da Silva Neto Neto says:
    7 meses atrás

    Boa tarde,sim existe o certo o errado ,mas cada um está em um ponto de ver de enxergar ,não pode todos pensarem aa mesma coisa juntos , existe verdades que se opõe ,cada um dentro do seu limite ,e sempre vai existir pergunta em cima de perguntas ,e respostas em cima de resposta sem um final ,por que não sabemos de nada e achamos que sabemos ,.

    Responder
  2. Maicon Rodrigo bettanzos Lopes says:
    11 meses atrás

    Só existe uma coisa certo na vida e pode ainda ter pessoas que vão querer dizer que é errado, única coisa certa mesmo na vida CERTA ou certa na vida é a maneira que é escrito ele , a pode vim uns mais tá turma pra contrariar ainda que em outro país seria errado e que agente nasce e vai morrer um dia. Tô falando tô levando em consideração as coisas que são ações de pessoas pra fim de julgamentos, e o errado sempre vai ser errado e não tem como fazer ser certo , que são ações que vc leve proposital a alguém ,( tipo tira a vida de alguém, trazer algum prejuízo físico financeiro e até emocional sendo vc fez propositalmente ou se colocou em posição de mesmo sem ter intenção de fazer algo de ruim pra alguém mas era sabido que existia a possibilidade, . Agora vai vim alguém falar que tal coisa específica é errado também, mas no fim o que falar vai apenas dar um exemplo eu tentei abranger o que penso da melhor maneira pra ser compreendido por todos , que essa tema é muito difícil de expressar sua opinião em palavras, você pode achar justificativa desculpas e inocentar até em casos mas é sabido que no final foram dois erros , más não consideramos certo mas entendesse que foi justificativa pode ser alguém que não tem compreensão das coisas alguém que não depende só de si pra viver com distúrbio mentais, alguém que num ato de raiva impulso humano né fez algo errado mas vc não vai conseguir falar que era o certo a se feito .

    Responder
  3. Anônimo says:
    8 anos atrás

    como era uma questão de ponto de vista ?

    Responder
  4. Gleiciane says:
    8 anos atrás

    Olá tudo bem? Muito interessante o texto me interesso muito a respeito disso, quero fazer uma pergunta ao senhor, para você não existe a verdade, mas sim ela é um ponto de vista de cada pessoa? Bom, para mim o certo é o errado sobre questão até de leis, ela é baseada em favor da conservação da vida e do bem estar do sujeito, mas as vezes parece da um nó na cabeça, quando pensamos que a verdade é relativa, pois se todo mundo pensasse assim, parece que um mundo seria um caos de sobrevivência, porque todo mundo ia ter sua própria ideia e ia ter ela como verdade é o outro podia falar o que for ela ia defender aquilo que acredita, mas por outro lado acho que existem milhares de pessoas que pensam ” iguais ” em certos pontos e por isso a boa convivência tbm acho que deve se ter como forma forma de boa convivência leis que digam o que é certo e errado , porque se cada um vivesse como acha certo seria um caos.

    Responder
  5. Débora says:
    9 anos atrás

    Qual teu ponto de vista, Leonardo Faria, em relação ao 6 e o 9?

    Responder
  6. Lucilene says:
    10 anos atrás

    Muito bom! O seu exemplo conseguiu de forma prática esclarecer uma grande questão. Acredito ser bem por ai, a verdade é uma questão de ponto de vista, é tipo o número 9 que para quem olha de cima pode ser o 6. Parabéns pelos ports, são sempre úteis. Bj

    Responder
  7. Edailtom says:
    10 anos atrás

    Na boa, não gostei de exemplo para mostrar o que é verdade ou ponto de vista de cada um porque com certeza vai induzir pessoas a cometerem coisas que não são éticas ou respeitáveis. Isso pode servir com álibi ou incentivo para tanta coisa que você nem imagina (ou tenha imaginado).

    Responder
    • Leonardo Faria says:
      10 anos atrás

      Olá Edailtom! Penso de forma contrária: tendo em vista que o conhecimento é relativo, a ética e as leis entre nós são mais fundamentais ainda para normatizar a nossa boa convivência. Agora, é preciso ter em mente que isso não passa de uma convenção. O problema é que nós começamos a acreditar nesses pressupostos como leis universais que existem antes e apesar da ação do homem e passamos a discriminar por conta disso. Abs

      Responder
    • Leonardo Faria says:
      10 anos atrás

      Obrigado Glaucia!

      Responder
    • Eliane says:
      9 anos atrás

      Que mente engessada

      Responder
    • Eliane says:
      9 anos atrás

      Que mente engessada que o leitor tem , postou sobre alibi , nada haver. Muito bom oque o autor nos passou

      Responder
  8. glaucia says:
    10 anos atrás

    Essa imagem vale por mil filosofadas…rs “imagino” que a verdade exista mas o que vemos (entendemos) é em parte… as partes unidas (paredes) mostram o todo, a verdade. Existe o Certo e o Serto… hehehe Gostei!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais Artigos

Consequências da fake news para o cérebro: elas são realmente muito nocivas para a saúde mental?

Consequências da fake news para o cérebro: elas são realmente muito nocivas para a saúde mental?

20/05/2024
Autismo em meninos: entenda por que eles são os mais afetados

Autismo em meninos: entenda por que eles são os mais afetados

30/04/2024
Mente sobrecarregada? Saiba mais sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado

Mente sobrecarregada? Saiba mais sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado

30/04/2024
Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro
Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar

O melhor conteúdo sobre o cérebro humano.
Artigos, vídeos, podcast e muitos insights!

O conteúdo desse site é informativo e não dispensa consulta médica.
  • Sobre
  • Privacidade
  • Termos
  • Contato

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir sua senha.

Acessar
Gerenciar o consentimento

Utilizamos cookies e outras tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo. Ao acessar este site você aceita tal monitoramento. Confira a nossa política de privacidade.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
  • Entrar
  • Cart
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Tem certeza que deseja cancelar a assinatura?