A dor nas costas é uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos atualmente. Em alguns casos, essa dor chega a ser tão intensa, que acaba limitando os movimentos dos pacientes, comprometendo a realização de atividades simples do dia a dia e até as suas funções laborais, diminuindo significativamente sua qualidade de vida.
Neste artigo, iremos abordar mais sobre essa patologia, suas causas e quando uma “simples” dor nas costas pode significar algo mais sério.
O que faz parte da coluna vertebral?
A coluna vertebral é dividida em segmentos, sendo eles: o cervical (com 7 vértebras) , torácico (12 vértebras), lombar (5 vértebras), sacral ( 5 vértebras) e cóccix.
Entre os ossos da coluna existem outras estruturas, como as articulações facetárias (que permitem os movimentos do tronco, para trás e para frente e também lateralmente ), os discos (com função na absorção de impactos, uma espécie de amortecedor) e os ligamentos, que auxiliam na sustentação da coluna e de todas essas estruturas mencionadas.
Com a evolução da espécie humana, uma mudança extremamente relevante foi a mudança de postura, do ser quadrúpede, para bípede (ou seja, o apoio em duas pernas ). Isto viabilizou a sobrevivência da raça, permitindo a visualização de predadores à distância, bem como de alimentos.
Como consequência disso, iniciou-se um processo de sobrecarga da coluna vertebral, que passou a sofrer, devido à ação da gravidade.
É comum sentir dor nas costas?
Aproximadamente 80% da população sofre de alguma dor incapacitante na coluna ao longo da vida. A dor lombar é a primeira causa de afastamento do trabalho no Brasil e a segunda causa nos países desenvolvidos.
Support authors and subscribe to content
This is premium stuff. Subscribe to read the entire article.