...
Meu Cérebro
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Entrar
Assinar
Assinar

Mente sobrecarregada? Saiba mais sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado

Leonardo Faria por Leonardo Faria
30/04/2024
em Todos os artigos
A A
62

Sabe aquelas noites em que você deita na cama e mil pensamentos vagueiam pela sua mente? Quando você vira de uma lado para o outro na cama preocupado com os prazos que precisa cumprir? Isso são manifestações da Síndrome do Pensamento Acelerado.

Fonte: folhavitoria.com.br

O que é?

A Síndrome do Pensamento Acelerado atinge mais de 80% dos indivíduos de todas as idades. Afeta, principalmente, pessoas adultas que trabalham em locais que exigem constante atenção, nos quais é preciso lidar com metas e prazos e que estão aliados a uma série de responsabilidades e compromissos, como médicos, professores e jornalistas. A Síndrome do Pensamento Acelerado é caracterizada por pensamentos recorrentes principalmente durante a noite e causam perturbação do sono. É como se o cérebro superativado gritasse: “Ei, tenho várias ideias geniais! Você não pode dormir se não irá esquecê-las.”

Isso ocorre porque uma série de pensamentos estão rondando a mente e é preciso convencê-los de que não é necessário se preocupar com eles naquele momento, nem manter sua atenção fixa neles. Não trata apenas do conteúdo do pensamento, mas, principalmente, do ritmo que eles assumem. Um logo é substituído pelo próximo, sem que eles sejam devidamente processados, o que impossibilita, consequentemente, o descanso emocional e psíquico. O resultado é o estresse.

Quais as possíveis causas?

Podemos atribuir a crescente ocorrência da síndrome à quantidade de informações que recebemos diariamente das mais diversas formas. Esse excesso propicia o desenvolvimento de novas doenças e condições mentais que estão diretamente relacionados com o nosso atual estilo de vida.

A grande quantidade de informação às quais somos submetidos são responsáveis por sobrecarregar nosso cérebro e saturar nosso córtex, causando hiperatividade e impaciência. Imagine você, diante da tela do computador, lendo esse texto. É bem provável que o navegador tenha várias abas abertas: Facebook, Twitter, YouTube, algum outro portal de notícias… e juntamente com isso tudo o seu celular vibrando com algumas mensagens. Inúmeros grupos do Whatsapp não deixam você em paz. Além disso, outras preocupações em sua mente: planos para o final de semana, o trabalho para entregar até a próxima sexta e tantas outras coisas que levam à criação de um série de pensamentos que se relacionam e que exigem grande dedicação das funções cerebrais. Está montado o cenário propício para a Síndrome do Pensamento Acelerado.

As principais características

Entre as características, podemos citar a sensação persistente de apreensão, dificuldade de memória, déficit de concentração, fadiga, irritabilidade e sono alterado. O indivíduo tem dificuldade de se concentrar em um livro ou de realizar uma tarefa sem interrompê-la inúmeras vezes. Além disso, permanece com a sensação constante de que 24 horas não são suficientes para realizar todas as atividades que necessita.

O esgotamento mental é também convertido em cansaço físico, pois a alta atividade cerebral acaba sequestrando energia de outras áreas, como músculos e na manutenção de outros órgãos. É interessante ressaltar que o portador da Síndrome do Pensamento Acelerado possui a consciência de que é necessário reduzir a velocidade de seus pensamentos. Contudo, mesmo tentando, não consegue reduzir a intensa atividade à qual está submetido.

Qual a relação entre a Síndrome do Pensamento Acelerado e a ansiedade?

De acordo com a psiquiatra Elisa Brietzke, coordenadora do PRISMA (Programa de Reconhecimento e Intervenção em Estados Mentais de Risco) da Unifesp, a Síndrome do Pensamento Acelerado não é uma doença, mas um sintoma: “Geralmente está vinculada a um quadro de transtorno de ansiedade.”

Está geralmente associada a um quadro de transtorno de ansiedade que provoca a liberação de neurotransmissores como a adrenalina, ocasionando a ativação de uma série de circuitos cerebrais, tornando mais difícil concentrar-se em um único foco. Além disso, a ansiedade reduz temporariamente o fluxo sanguíneo no cérebro, o que dificulta a inibição da hiperatividade cerebral que desaceleraria os pensamentos. Os efeitos da Síndrome do Pensamento Acelerado são potencializados em situações específicas, como durante o sono, quando não há distrações e ficamos a mercê de nossos próprios pensamentos.

E o tratamento?

Para driblar os malefícios da síndrome é necessário adotar medidas que reduzem o ritmo frenético da vida cotidiana. Caminhadas, cozinhar, cuidar do jardim, aprender a tocar um novo instrumento, praticar determinado esporte, divertir-se com os amigos, ir ao teatro, andar de bicicleta ou outras atividades de caráter lúdico que atuem como uma distração sensorial (visual, auditiva, olfativa ou sensitiva) são válidas.

Tudo isso possibilita que a mente se distraia de si mesma e não corra o risco de se consumir. Esse desvio de foco mental auxilia na suavização dos pensamentos e em sua desaceleração, permitindo que o indivíduo assuma uma postura mais tranquila.

Referências: Calm Clinic, A Wandering Mind


[elementor-template id=”9011″]

Mais Artigos e Vídeos

Livros para colorir: os benefícios para o cérebro estressado
Todos os artigos

Livros para colorir: os benefícios para o cérebro estressado

11/02/2025
Do veneno à fogueira: a curiosa história da saúde mental
Todos os artigos

Do veneno à fogueira: a curiosa história da saúde mental

30/04/2024
Sono e lavagem cerebral: a incrível descoberta de que o cérebro remove toxinas enquanto dormimos
Todos os artigos

Sono e lavagem cerebral: a incrível descoberta de que o cérebro remove toxinas enquanto dormimos

04/05/2024
Como confiar no que os consumidores dizem sobre sua marca?
Todos os artigos

Como confiar no que os consumidores dizem sobre sua marca?

30/04/2024
Experiência de quase morte e a relação cérebro mente
Todos os artigos

Experiência de quase morte e a relação cérebro mente

30/04/2024
É o fim da era de acordar cedo para ir à escola?
Todos os artigos

É o fim da era de acordar cedo para ir à escola?

30/04/2024

Comentários 62

  1. Andreia Muenzer Sanches says:
    7 anos atrás

    o Facebook não me permitiu compartilhar no meu face este artigo pois disseram que alguns usuários denunciaram como abusivo…. eu fiquei pasma… não tem nada nesse artigo que seja abusivo…. não entendi pq não consegui compatilhar…

    Responder
  2. Keity says:
    7 anos atrás

    Olá sou assim não paro de pensar são tantas coisas tantos medo que minha tabela da imã pressão meu dentes trava minhas pernas formigao penso em ate que tô com algo maligno na cabeça mais seu eu mim distraio com alguma coisa os sintomas somem mais se ei voltar a pensa começa tudo denovo nossa não aguento mais isso. Agora se eu pensar na morte pioro ai que eu fico pior mesmo.

    Responder
  3. victor says:
    7 anos atrás

    EU SOU EXATAMENTE ASSIM MAIS EU NAO TENHO PROBLEMAS NA VIDA TENHO APENAS 18 ANOS E TIPO NAO CONSIGO PARA SIMPLESMENTE ISSO TIPO QUANDO ACORDO ESTOU SUPER QUIETO E SEM PENSAR MEIO LEZADAO
    DEPOIS QUE VOU ME DESPERTANDO UMAS 4 5 HORAS DEPOIS EU COMEÇO A PENSAR MUITO E A TENTAR APRENDER SOBRE QUALQUER COISA NA ESCOLA EU SOU NOTA 10 EM REDAÇOES E EM VARIAS MATERIAS EU NAO CONSIGO PARAR DE ESTUDAR OU APRENDER SOBRE ALGO SEMPRE ESTOU FAZENDO ALGO PARA APRIMORAR MEU CONHECIMENTO ESTOU APRENDENDO INGLES SOZINHO LINGUAGEM DE COMPUTAÇAO ESTUDOS SEGURANÇA CYBERNETICA AIML. REDES NEURAIS VIRTUAIS DEEP LEANING JAPONES SOBRE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS HACKING SITES CRIAÇAO DE SOFTS E SO PIORA EU SEMPRE TENHO QUE ESTAR FAZENDO ALGO SE NAO MEUS PENSAMENTOS VAO A LOUCURA EU ME ATROPELO PELOS MEUS PROPRIOS PENSAMENTOS AS VEZES FICO MUITO ELETRICO NA HORA DE DORMI E A PIOR COISA EU JA ESTOU PLANEJANDO O QUE VOU FAZER NO OUTRO DIA NAO PARO DE PENSAR SOBRE FASER TAL COISA ISSO E ATE CANSATIVO DEMAIS ESTOU A EXATAMENTE 03:46 DA MANHA DESENVOLVENDO PROJETOS EM C# PORQUE EU NAO CONSIGO DORMI TENTEI DORMI A 30 MINUTOS ATRAZ E NAO CONSEGUIR VOU VIRAR A NOITE COMO OUTRO DIA QUALQUER DESCULPEM MINHA ORTOGRAFIA KK E ISSO. VOU PROCURAR ALGO PRA FAZER

    Responder
    • Joao victor santos couto says:
      7 anos atrás

      Ola victor , meu nome e João Victor e cara eu estou mais ou menos igual a vc quando vou dormi fico muito eletrico e quando durmo eu acordo assutado parecendo que vou fica louco, estou lutando para entrar na facul quero cursa sistema da informação, estou estudando lógica de programação, faço cursinho e fico sempre tipo nossa tenho que aprender mais e mais fiz enem agora me cobro muito, atualmente desempregado e fico muito angustiado cara por estar assim pq se eu não passar no enem tenho que paga minha facul e mais ou menos isso me pego pensando em outras coisas, e muito louco putz… sei la às vezes podiamos troca umas ideias por email ate as vezes para me tirar umas dúvidas tbm. Abraço!

      Responder
    • Samuel says:
      6 anos atrás

      Vc não está só nessa Victor…Procura um psquiatra

      Responder
    • THOMAS ANTONIO FERREIRA SILVA says:
      6 anos atrás

      Maninho sou assim tbm sai do ensino médio com média 9 em todas as matérias de tanto pensar eu entrei em física estudei virado no diabo não parava de pensar eu entrava nas salas dos professores pra ficar discutindo física quântica geofísica esse tipo de coisa fiz meu TCC baseado em astrofísica que mais tarde veio a virar minha tese pelo ita hj ministro aulas de física quântica avançada pelo ita mas vou sair e entrar no desenvolvimento de novas tecnologias aeroespaciais essa síndrome só me ajudou meu neuro disse que eu não tenho jeito msm kkkk aprendi a controlar ela quando foca em uma matéria essa síndrome te faz chegar até o fundo dela de forma que aprende rápido os mais básicos mas o os fatos complicados demora pelo fato de que não nos contemos com o básico queremos ir a fundo já passei 15 horas do meu dia estudando e nem me dei conta

      Responder
  4. GIOVANE BARBOSA says:
    7 anos atrás

    Eu nao consigo dormir porque estou sem emprego e com a faculdade parada isso me deixa transtornado e ai nao consigo pergar no sono durante a noite tem dias que da voltade de morrer éfoda nao dormir o meu corpo dorme mas minha mente nao

    Responder
    • Anderson says:
      7 anos atrás

      E como estão as coisas hj?

      Responder
  5. carlos g says:
    8 anos atrás

    Esese pensamentos sao terriveis estao relacionados tambem as coisas nao resolvidas no meu caso e a um costume desde novo a pensar demais , puxa ha muito me tratei com remedio pois isso tudo advem da ansiedade ai melhorei muito mas nao gostaria de voltar a tomar remedio essa e a questao estou tentando homeopatia e florais mais melhorei muito pouco um abraçao a todos e parabens pelo espaço eu tenho 53 anos mas estes sintomas pioraram nos dois ultimos anos

    Responder
  6. carlos g says:
    8 anos atrás

    Adorei este espaço puxa voe nao se sente so !!

    Responder
  7. ansiedade.É says:
    8 anos atrás

    Eu sofro muito com essa tal ansiedade.É terrível.

    Responder
  8. Lázaro says:
    8 anos atrás

    Ajudam-me tantos pensamentos até eu acho que estou eloquecer.

    Responder
    • JACKSON DOS SANTOS GOMES says:
      5 anos atrás

      A minha maior dificuldade e para dormir começo a sonhar acordo toda hora quando durmo novamente o sonho continua parece ate uma serie por causa disso durmo pouco.

      Responder
  9. Rodrigo Reis says:
    8 anos atrás

    Gente meu nome é Rodrigo!! Eu já pass ei por tudo isto, graças a Deus melhorei, procurar um médico adianta muito mas uma vez ele passando um remédio, o medicamento vai fazer a parte dele , mas nos temos q fazer nossa parte! Não se entregar e é verdade ,t oda a confusão na mente comessa com uma preocupação, ou sem ter motivo!! Ai nossa mente fecha de um geito q sentimos até um peso sobre a cabeça e sensação de loucura!! Temos q nos distrair é difícil mas não impossível, ocupar a mente com alguma coisa , e praticar sim um esporte!! E também existem áreas espirituais eu segui o evangelho de Jesus , me tornei cristão, e a fé q tenho hoje em Deus consigo passar por cima de tudo ,
    ocupei minha mente com coisas boas , a mente relaxou e foi assim q hoje sou normal e feliz!!!

    Responder
    • Josi Silva says:
      8 anos atrás

      Que ótimo ver seu depoimento, as vezes nos sentimos fracos e cansados em tentar, mas quando lemos estes depoimentos sabemos que também seremos capaz!!! Obrigada pela dicas

      Responder
    • Roseane says:
      8 anos atrás

      Eu hoje sinto esse sitomas e sei o quanto é orrivel não sei como mim livra deles sinto uma agunia na mente mente cansada sub carregada os pensamento mim ivade eu esqueci muitas coisas não consigo dormir

      Responder
    • Claudia casotti says:
      7 anos atrás

      Estou passando por isso hoje, e muito triste e difícil, mas sirvo a Deus e creio em seu poder para me libertar e curar desse terivel mal !

      Responder
  10. Anônimo says:
    8 anos atrás

    Quero comprar

    Responder
Anterior
Próximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais Artigos

Você trabalha demais? Seu cérebro pode estar com os dias contados…

Você trabalha demais? Seu cérebro pode estar com os dias contados…

30/04/2024
O surgimento da Neuroeducação

O surgimento da Neuroeducação

30/04/2024
Essa imagem deixa o seu cérebro desconfortável? Entenda o porquê

Essa imagem deixa o seu cérebro desconfortável? Entenda o porquê

30/04/2024
Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro Podcast Meu Cérebro - Episódio #6 - Benefícios do sono para o cérebro
Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar Podcast Meu Cérebro Episódio #7 - Transtorno bipolar

O melhor conteúdo sobre o cérebro humano.
Artigos, vídeos, podcast e muitos insights!

O conteúdo desse site é informativo e não dispensa consulta médica.
  • Sobre
  • Privacidade
  • Termos
  • Contato

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir sua senha.

Acessar
Gerenciar o consentimento

Utilizamos cookies e outras tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo. Ao acessar este site você aceita tal monitoramento. Confira a nossa política de privacidade.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
  • Entrar
  • Cart
  • Sobre
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcast
  • Congresso
  • Universidade
  • Clínica
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2024 Meu Cérebro. Administrado por My Brain University - L. F. de Faria Empreendimentos Digitais - CNPJ 36.165.519/0001-77.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Tem certeza que deseja cancelar a assinatura?