A felicidade contagia; e a depressão?

0
791

Que a alegria é contagiosa, todo mundo sabe. Mas, será que a depressão também é? De acordo com o estudo da Universidade de Warwick, se você tem amigos que sofrem com esse problema, você não será afetado.

Ter “bons” amigos – aqueles com bom humor, boas energias –  ajuda a recuperar da depressão e/ou inclusive evitar o aparecimento dela. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores utilizaram um modelo matemático semelhante àquele que investiga doenças infecciosas. O intuito foi verificar se a depressão “passava” de um amigo para outro. A experiência foi realizada com mais de 2 mil adolescentes do ensino médio em escolas dos Estados Unidos. Os jovens foram classificados como tendo sintomas de depressão ou não.

Tratada e prevenida…

“A boa notícia é que o bom humor entre amigos está relacionado com um risco reduzido de se desenvolver a depressão e uma grande chance de se recuperar dela”, explica o professor Frances Griffiths, da  Escola Médica de Warwick. Então, a depressão, além de não “passar”, pode se manifestar com metade da intensidade dos sintomas; além disso, a probabilidade de desaparecer é duas vezes maior, em um período entre 6 meses e um ano, caso você esteja rodeado de amigos felizes.

A pesquisa também ressalta que a solidão ou problemas na infância estão intimamente ligados ao desenvolvimento da depressão. Dessa forma, ter alguém com quem conversar é um meio importante de combate ao problema, tão comum no mundo todo.

Para os autores da pesquisa, muito trabalho ainda precisa ser feito. Mas, é essencial destacar que essa descoberta apresenta uma forma interessante, “barata” e com baixos riscos de se tratar o problema. Portanto, ter amigos deprimidos não é um risco.

Vamos lá! Invista em novas e boas amizades!

Já que é assim, que tal investir em animar quele seu amigo/a que está com depressão? Veja aqui 5 formas de aumentar a autoestima de alguém.
Quanto ao dia-a-dia já sabemos então. Agora sobra a dúvida: será que depressão passa de pai para filho? Descubra a resposta neste link.
VIAScience Daily
COMPARTILHAR
Daniela Malagoli
Graduada em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestranda do Programa da Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Faculdade de Educação) da UFU. Apresentadora de telejornal, consultora de comunicação e colunista do Blog MeuCérebro.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here