Gênio, superdotado ou talentoso?

5
4161

Um tem habilidade, o segundo tem um grande potencial, o terceiro tem uma grande realização. Muitos indivíduos talentosos não são superdotados e vice-versa, e muitos superdotados não são gênios, pois não tiveram oportunidade ou engajamento suficiente.

O talentoso

O indivíduo talentoso tem extrema facilidade em uma atividade específica, que pode ser cognitiva ou não. Não necessariamente ele apresenta um QI superior ao normal ou é criativo. O talentoso costuma gastar tempo e concentração exclusivamente para o seu talento. Um jogador de futebol habilidoso e um bom fotógrafo que reconhece as belas paisagens ao seu redor são exemplos.

O superdotado

O superdotado é aquele indivíduo que tem uma capacidade específica ou múltipla superior à média, o que pode ser avaliado por testes neuropsicológicos específicos. Seu QI atinge ou ultrapassa os 130 pontos. Apresenta extrema facilidade em guardar informação e seu desempenho cognitivo chama a atenção.

O gênio

Já o gênio é aquele indivíduo que, tendo ou não um desempenho intelectual destacado, é capaz de criar algo extremamente importante, significativo e inusitado. A contribuição do indivíduo genial para as pessoas ao redor ou, até mesmo, para a humanidade como um todo, é relevante. A extrema criatividade do gênio pode levá-lo a quebrar paradigmas e a estabelecer novos pilares.

São coisas bem diferentes. Um tem habilidade, o segundo tem um grande potencial, o terceiro tem uma grande realização. Muitos indivíduos talentosos não são superdotados e vice-versa, e muitos superdotados não são gênios, pois não tiveram oportunidade ou engajamento suficiente. Dessa maneira, existem gênios superdotados e não superdotados, talentosos e não talentosos, pois muitas realizações grandiosas são frutos de perseverança, doação ou mesmo sorte.

Ser superdotado ou talentoso pode não estar ao seu alcance, mas você pode, a qualquer momento, se tornar uma pessoa genial.

Qual é a diferença entre o superdotado, o talentoso e o genial?
Qual é a diferença entre o superdotado, o talentoso e o genial?

 

5 COMENTÁRIOS

    • Isso é complicado atualmente Selma, qualquer coisa que você possa falar, denotar ou inferir, mesmo que tenha origem intrínseca sua , se alguém chego a mesma conclusão antes de você e há registros você terá que fazer citação.

      Chato Né.

  1. O poder criativo, a abstração, a inteligência é o que distingue um ser humano do outro. A genialidade, a superdotação e a inteligência acima da média não é algo genético, o que será respondido no futuro com o avanço científico.

  2. Confesso que está texto é propício para abertura de um bom debate, porém faltam citações e argumentos mais consistentes para a validade das informações.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here